Vantagens e Estratégias do Marketing Digital

O Digital abriu muitas portas para o Marketing, atrás de todas elas está o público-alvo, que nunca deixou de ser seu maior objetivo. Afinal, o Marketing Digital ainda é o mesmo de Kotler, cujo conceito central consiste em um processo de criação, oferta e livre negociação de produtos/serviços de valor para satisfazer desejos e necessidades de grupos de pessoas. Mas então qual foi a grande virada de chave do Novo Marketing? Foram os atalhos para as tais portas, que se abrem para os grupos de pessoas certas e em menos tempo do que no Marketing tradicional, levando quem quer vender um produto/serviço diretamente a quem sente ou pode vir a sentir a necessidade de comprá-lo. Ou seja, o match perfeito.

Vantagens

Além de otimizar o tempo da Jornada do Consumidor e os investimentos da empresa para atingir o público-alvo, outra grande vantagem do Digital é a possibilidade de mensurar o resultado das estratégias de marketing: analisar se elas surtiram o efeito esperado e em caso negativo, revisar e ajustar a etapa do funil de vendas que comprometeu o objetivo da ação ou das ações. A obtenção e a mensuração de dados mudaram totalmente a configuração das estratégias de marketing, proporcionando seu aprimoramento contínuo, de modo mais preciso do que nunca. Graças a métricas como ROI (Retorno Sobre Investimento)  e CAC (Custo de Aquisição de Clientes), por exemplo, é possível acompanhar em tempo real se cada estratégia adotada está valendo a pena, em termos de lucro e investimento durante um período de tempo, e quanto tem custado atrair cada um dos novos clientes.

Outra grande vantagem é a aproximação entre as empresas e as marcas, tanto no que diz respeito ao conteúdo e formato, quanto na diminuição da distância física. A internet proporciona a interatividade entre as duas pontas, dando a oportunidade para as marcas de “ouvir” seu público e aprimorar seu produto/serviço de acordo com as dores dessas pessoas, ganhando mais chances de fidelizá-las. O discurso de venda da empresa deixa de ser um monólogo e passa a ser um diálogo, premissa saudável para qualquer relacionamento, ainda mais com o cliente.  Além disso, como a internet derrubou as fronteiras físicas, o Marketing Digital consegue abrir para as empresas, as portas do público certo em outra cidade, estado e até mesmo, em outro país.

Com uma vasta gama de ferramentas e a cada dia mais sofisticadas, o marketing no ambiente on-line consegue rastrear de modo mais preciso o público-alvo, coletar seus dados e conhecê-lo mais profundamente. Essa segmentação possibilita a adaptação do seu conteúdo, de suas ações e de seus produtos/serviços às necessidades e ao estilo de vida desse público com o perfil ideal, que deseja atingir e fidelizar. Sem dúvidas, esse é um dos seus principais diferenciais em relação ao modelo tradicional, pois permite que as ações e estratégias de marketing sejam mais eficientes, otimizando o budget das marcas, que agora têm a possibilidade de concentrar seus investimentos exclusivamente nas pessoas certas, e o tempo necessário até o lucro de retorno.

Estratégias e Métodos

Então vamos falar sobre algumas das principais estratégias e métodos digitais para alcançar os objetivos de marketing?

E-commerce

São negócios com estrutura 100% digital. Os processos de venda e atendimento ao cliente são totalmente on-line. Todas as transações comerciais são realizadas com ferramentas digitais, assim como o controle de finanças e estoque também podem ser automatizados. É importante destacar que o e-commerce NÃO é uma loja virtual. Embora esta seja uma parte fundamental da sua estrutura como único canal de venda, o e-commerce abrange todos os processos de marketing e comunicação envolvidos.

Inbound Marketing

É uma estratégia voltada para a elaboração de um padrão de comunicação personalizado para o público-alvo, no ambiente digital. Seu objetivo é criar uma audiência e mantê-la com um conteúdo que faça sentido para ela e que seja isca para outras pessoas com interesses similares, atraindo cada vez mais pessoas com o perfil de potencial comprador para a rede da empresa.

Marketing de Conteúdo

Ainda sobre redes, nada mais justo do que falar sobre a estratégia capaz de distribuir o conteúdo que satisfaz os interesses da persona da marca, nas redes mais apropriadas para que ela encontre esse conteúdo. Dentre essas redes, sim, estão as redes sociais, além de blogs e sites institucionais. O objetivo é compartilhar informação relevante para atrair, converter e conquistar uma audiência. Quando bem sucedida, essa estratégia traz reconhecimento de marca, criação de autoridade e educação do mercado como valor para a empresa.

Redes Sociais

Seu principal diferencial, com certeza, é a interatividade. É essa característica que proporciona um diálogo entre empresa e persona, capaz de estabelecer uma dupla relação de influência entre ambas as partes, as aproximando: apresentar o backstage, mostrar as pessoas envolvidas, dar rosto para um produto/serviço e mostrar compatibilidade de valores, humanizando a marca e trazendo-a mais para perto do público. Ter um perfil nas redes se primordial para branding, buzz, geração de tráfego e conversões.

SEM

Essa é a sigla para Search Engine Marketing, ou seja, se trata da estratégia com base nos motores de busca. São úteis tanto para anúncios orgânicos quanto para mídias pagas. A partir deste mecanismo, é possível sugerir links de produtos/serviços relacionados à busca de uma pessoa na internet. Envolve a pesquisa de palavras-chave.

Otimização de conversão CRO

A sigla vem de Convert Rate Optimization ou Otimização da conversão. O objetivo dessa estratégia é investigar, a partir de dados e testes, as baixas taxas de conversão dentro de uma plataforma de conteúdo, como um blog ou site institucional, por exemplo. Desse modo, a empresa pode avaliar o que ajustar para aumentar a conversão do lead para que ele chegue até a etapa de decisão de compra.

Mídias Pagas

Apesar de os anúncios orgânicos serem uma ótima alternativa a longo prazo, eles não proporcionam os resultados na mesma velocidade que a mídia paga. Entre as principais modalidades de publicidade paga, estão: Pay-per-click (PPC) – pagamento por clique recebido,  Display Ads, Retargeting – banners que aparecem online para o usuário depois de determinada ação, Promoção de conteúdo e anúncios em redes sociais.

Email Marketing

São mensagens disparadas por e-mail para grupos de contatos de clientes e potenciais clientes. Além de ser uma forma de manter o relacionamento com o público através de conteúdo relevante para ele, ainda possibilita a análise de dados como abertura de e-mails, respostas e downloads de materiais para afunilar mais ainda a segmentação.

São muitas as portas, ou estratégias, que o Marketing Digital abriu para as empresas alcançarem de forma mais efetiva, lucrativa e rápida, seus objetivos de venda. Contudo, continua sendo indispensável que a empresa entenda melhor do que ninguém com quem quer falar, para quem quer vender e qual a diferença significativa que seu produto/serviço pode fazer na vida da sua Persona. Por isso, mesmo com todas as dicas e esclarecimentos de Marketing Digital, que são fundamentais para todos envolvidos no processo de venda, ainda sim, é de extrema importância para o sucesso das estratégias digitais, uma frente de profissionais especializados que possam identificar as falhas e oportunidades antes, durante e depois da Jornada do Consumidor.

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