Numa sociedade cada vez mais imediatista, onde uma pergunta é respondida em 5 segundos no Google e a vontade de “ter” é resolvida com apenas alguns cliques em uma loja virtual, não é tão simples se convencer de que tantos investimentos em estratégias de marketing vão valer a pena, mas não agora!
Dependendo dos objetivos de marketing, algumas campanhas podem levar algum tempo para alcançar o resultado esperado, mas ainda bem que existem cálculos capazes de revelar o lucro que a empresa está tendo investindo em marketing a longo prazo.
Os principais cálculos sobre esse retorno correspondem ao ROI e ao ROAS.
ROI
Do inglês “Return Over Investment” ou Retorno Sobre Investimento, ROI é a taxa que mostra quanto de capital um negócio está lucrando em relação ao que foi investido para alcançar as metas estabelecidas.
Independentemente de qual for esse investimento, se for motivado por lucro, é considerado como mais um custo a ser contabilizado no cálculo de ROI!
Esse cálculo pode abranger diversas áreas como o ROI de marketing de conteúdo, ROI de e-mail marketing, ROI das mídias sociais, ROI das campanhas de Google AdWords, ROI de blog corporativo, ROI do SEO, entre outros.
ROAS
Do inglês, “Return on Advertising Spend’’, ou o Retorno do Investimento em Publicidade, o ROAS consiste no cálculo que é feito para saber de quanto foi o lucro com anúncios em mídia paga.
Ou seja, essa é uma alternativa excelente para provar e se convencer de que os investimentos nas estratégias digitais estão surtindo efeito aos poucos e/ou para reavaliar a eficiência das táticas selecionadas para a campanha.
Desse modo, os gestores podem acompanhar o retorno dos investimentos em publicidade paga, eventualmente, ajustando os canais digitais por onde foram veiculadas e analisando os dados disponibilizados por essas mesmas plataformas.
Se ao calcular o ROAS, ficar claro que os lucros com esses anúncios, seja qual for o canal, não cobrem seus custos, então não valem a pena ou no mínimo, precisam ser revistos.
Conseguiu perceber a diferença entre ROI e ROAS?
Continue por aqui para entender melhor a discrepância entre esses dois “primos”.
A diferença
Ou seja, apesar da similaridade, enquanto o ROI é utilizado para quantificar e avaliar o retorno sobre o investimento geral, o ROAS é utilizado para analisar e quantificar o retorno de campanhas específicas e seus respectivos grupos específicos de anúncios.
Também é possível observar da seguinte forma: o ROAS é responsável por revelar a receita bruta do investimento publicitário feito pela empresa, sendo por isso, frequentemente utilizado para mensurar a eficiência de campanhas online.
Já o ROI é utilizado pelos líderes corporativos como um recurso para mensurar o lucro final para a empresa, de toda e qualquer ação realizada com essa finalidade (lucrar), o que geralmente, inclui mais linhas de custos.
De forma sintetizada, o ROI fornece uma análise mais operacional dos resultados, enquanto o ROAS oferece análise e monitoramento do desempenho das estratégias de marketing, uma por uma.
De todo modo, as duas taxas costumam ser complementares, e vistas como responsáveis por uma avaliação mais completa sobre os retornos que um negócio obtém, principalmente junto a outras métricas do Marketing Digital, no momento anterior à tomada de decisão, dependendo, é claro, do seu direcionamento de marketing.
Por exemplo, para uma empresa que não investe muito em publicidade, mas quer saber quanto está lucrando ao vender seu produto/serviço, faz mais sentido calcular o ROI, mas para um negócio de e-commerce que está investindo em marketing de conteúdo para atrair potenciais clientes e fechar compras, faz mais sentido calcular o ROAS, a fim de entender se a estratégia está sendo lucrativa o suficiente.
A contribuição do ROAS para o Marketing Digital tem se mostrado bastante significativa no quesito sucesso da campanha, e por isso, a seguir, vamos nos aprofundar mais nesse tópico.
A relevância do ROAS para o Marketing Digital
Apesar de, na maioria das vezes, as taxas de ROI funcionarem bem em conjunto com as de ROAS, a contribuição desta última para as estratégias digitais, principalmente as que envolvem anúncios de mídia paga, desenvolve um papel especial e pode ser crucial para o levantamento de lucros de uma campanha online.
Muitos gestores ainda ficam receosos de investir capital em veículos de marketing digital, pois mesmo a publicidade online paga surtindo efeito mais rápido, ainda assim, o retorno esperado pode levar algum tempo para chegar.
E para provar que o investimento na estratégia escolhida, está mesmo valendo a pena financeiramente, é necessário apresentar dados, e é justamente aí que entra o ROAS.
Essa taxa pode ajudar muito no acompanhamento de custos e da rentabilidade da publicidade online, garantindo que os anúncios no Google Ads, no Facebook Ads ou no Instagram Ads, por exemplo, gerem o lucro estipulado como meta.
Essa avaliação macro exige a análise, junto ao ROAS, das métricas fornecidas por todas as ferramentas de anúncio utilizadas, levando em conta as taxas de conversão de cada uma delas: no Facebook Ads, por exemplo, o ROAS pode ser atribuído aos anúncios individuais feitos pelo pixel.
Com esse cálculo, é possível mostrar aos gestores do negócio se as estratégias de marketing digital elaboradas estão sob controle, se estão sendo monitoradas e se a taxa de sucesso delas está sendo otimizada!
Conheça esse cálculo na prática
Para entender melhor como esse cálculo funciona, vamos levar em conta o caso fictício de uma empresa de e-commerce que decidiu investir em Marketing de Conteúdo, com o objetivo de atrair mais pessoas para a sua loja virtual e assim, aumentar suas vendas.
Partindo do princípio de que o faturamentol da empresa foi de R$ 120.006,77 e o valor gasto com estratégias de conteúdo (redes sociais e blog) foi de R$ 11.046,98, calcula-se o ROAS com a seguinte fórmula:
*ROAS = Receita/ (dividido) por Custo
Ou seja, a conta ficaria assim:
*ROAS = R$120.006,77/(dividido) R$11.046,98 = 10,87
Viu como é simples comparado com outras métricas de marketing digital mais complexas? Por isso, essa taxa é mais precisa do que a de conversão, por exemplo, e não só pode, mas também deve ser sempre usada como uma bússola de lucros.
O cálculo do ROI também é bastante simples e pode ser feito da seguinte forma:
*ROI = Receita – Custo/ (dividido) por Custo
Ou seja, a conta ficaria assim:
*ROI = R$120.006,77 – R$11.046,98/(dividido) R$11.046,98 = 9,87
Os parâmetros de resultado seguem, basicamente, a mesma lógica do ROAS.
De toda maneira, é válido lembrar que existem divergências entre os profissionais do mercado, sobre o cálculo ideal para descobrir ambas as taxas!
Passo a passo para aumentar o ROI das estratégias digitais
Embora estabelecida aqui anteriormente, uma valiosa relação entre as taxas de ROAS e o monitoramento/otimização das campanhas online, também é importante ressaltar que existem diferentes formas de investir no aumento do ROI das estratégias digitais.
Confira algumas dicas de artifícios online para aumentar as taxas de ROI do seu negócio:
Operações Otimizadas
Esse tipo de investimento garante integração entre pessoas, processos e tecnologia, fornecendo análises em tempo real e gerando insights sobre problemas atuais e possíveis problemas futuros
Além disso, a automação dos processos viabiliza a redução do capital de giro e o aumento do lucro líquido, devido à agilidade operacional do processo, de uma ponta a outra.
Decisões sustentadas por dados
Os números, com certeza, representam uma das principais vantagens do Marketing Digital, por isso, o fornecimento e análise de dados, são capazes de guiar uma empresa de forma mais segura e assertiva em direção ao lucro, e com isso, ao aumento das taxas de ROI.
Uma das partes primordiais do business intelligence é justamente o acompanhamento de dados em tempo real, tanto daqueles coletados do público, quanto daqueles extraídos dos processos de marketing, de modo a permitir a constante adequação das estratégias digitais e consequentemente, o sucesso no alcance de objetivos.
Investimento em pessoas
As máquinas (tecnologia) não vieram para substituir os homens e sim para serem comandadas por eles, e não só é importante ter isso como ponto de partida em negócios de estrutura digital, como também é essencial transmitir essa ideia para os colaboradores, que devem ser capacitados e qualificados para inovar e criar valor com as ferramentas de automação.
A nuvem, por exemplo, facilita a integração entre dados e entre profissionais, concentrando o que há de mais importante em um armazenamento acessível em qualquer hora, lugar e de qualquer dispositivo.
O match entre profissionais preparados e ferramentas tecnológicas aumenta as chances de lucro de todo negócio online.
Inovação como prioridade
Inovar no universo digital não é apenas um diferencial mas significa criar novos fluxos de receita, o que pode aumentar as chances de acelerar o ROI, já que a partir de novas estratégias focadas no engajamento e na experiência do público, também crescem as chances de atrair mais potenciais clientes, clientes e fechar mais compras.
A cultura de inovação deve ser algo implementado internamente pelos líderes da empresa, para que todos ali dentro, estejam sempre abertos às mudanças e adaptações necessárias que o digital exige periodicamente.
Aposta em ecossistemas digitais
Uma economia digital é estruturada a partir de parcerias entre negócios digitais, que unidos, são capazes de suprirem entre si a necessidade de recursos, informações, materiais e ativos, fortalecendo a cadeia de suprimentos, assim como, uma espécie de ecossistema digital variado, o que aumenta as chances de acelerar o ROI.
Apesar de muitos gestores ainda ficarem receosos, acreditando que essa é uma estratégia arriscada, a prática já se tornou um padrão no mercado, hoje em dia, de forma que as empresas podem aprender com seus sucessos e fracassos, adquirindo resiliência.
Da teoria, você já sabe, agora falta descobrir, na prática, como o impacto das taxas de ROI e ROAS influencia o seu negócio.
Para isso, crie sua própria campanha de marketing digital e não tenha medo de arriscar, os dados estão aí para sinalizar o caminho!
Fontes
5 estratégias de investimento para acelerar o ROI da transformação digital (MAPData)
Entenda o que é ROAS e saiba investir de forma inteligente nos seus anúncios publicitários (Rock Content)
The Surefire Digital Marketing Strategy Guide to Triple Your Sales (Lyfe)
O que é ROAS e ROI no marketing digital, diferença e como melhorar (ekyte)