Já diz a frase, “quem não é visto não é lembrado”, e se o público hoje está na internet, as empresas precisam ter presença digital para alcançar mais clientes.
O Google é, atualmente, a maior rede de pesquisas da web, e o Google Ads, Google Analytics e Facebook Ads, são importantes aliados para os negócios que buscam um bom crescimento no mercado. Funcionando de maneira integrada, eles são capazes de entregar uma campanha de marketing estratégica, responsável por trazer excelentes resultados em pouco tempo.
Continue por aqui e descubra o passo a passo para iniciar uma campanha em cada uma dessas ferramentas, bem como as vantagens de cada uma delas para a expansão da sua empresa.
Google Ads
Chamado anteriormente de Google AdWords e Google AdWords Express, Google Ads é como ficou conhecida a atual plataforma de anúncios do Google.
Lançada no ano 2000, a página de anúncios do Google é a ferramenta de maior destaque no segmento de mídia online, sendo responsável pela mais generosa fatia do faturamento da empresa – US$ 6,1 bilhões no último trimestre de 2021, segundo dados divulgados pela própria Google.
Com o Google Ads, os anúncios da sua marca surgem quando um usuário pesquisa os produtos ou serviços que você oferece. O objetivo é estar entre os primeiros resultados do Google — não importa o tamanho da sua empresa. Assim, atingir o seu público, em um curto período, pede que você use o Google Ads para competir com resultados que já têm um bom posicionamento por meio da busca orgânica.
Qualquer pessoa pode anunciar o que quiser, definir quanto vai gastar e onde este anúncio será exibido, podendo escolher canais fora das buscas do Google, como o Youtube, por exemplo.
Como funciona o Google Ads
A plataforma de anúncios do Google funciona como um leilão, onde os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques.
No Ads, é o próprio anunciante quem desenvolve seus anúncios e determina onde deseja exibi-los. Eles podem ir para a Rede de Pesquisa, para diversos sites pela Rede de Display ou até em outros produtos como YouTube e Gmail. Entenda melhor com o passo a passo a seguir.
Como criar uma conta no Google Ads
Para começar, acesse https://ads.google.com, depois vincule o e-mail escolhido e o seu site. Em seguida, vá em campanhas e preencha com os dados necessários para começar a usar a ferramenta em uma campanha teste ou na primeira campanha oficial, basta clicar em “Nova Campanha”. Para prosseguir será necessário decidir o tipo de campanha, entre os quais estão disponíveis:
- Pesquisa: anúncios de texto nos resultados de pesquisa
- Display: anúncios gráficos em sites
- Vídeo: anúncios em vídeo no YouTube
- Shopping: informações de produtos no Google
- Discovery: anúncios em feeds on-line
- App: promoção do seu app em vários canais
- Local: promoção dos seus locais em vários canais
- Inteligente: simplificação das suas campanhas
- Maior desempenho: descoberta de clientes de alto valor em todos os canais
Vantagem do Google Ads
Diferente do SEO – otimização do site para mecanismos de busca como o próprio Google sem o uso de anúncios –, o Google Ads tem a possibilidade de oferecer resultados mais imediatos. Os resultados do SEO são alcançados a médio e longo prazo, enquanto no Google Ads, a curto prazo.
Apesar das facilidades em criar um anúncio e mesmo com os objetivos bem claros, o resultado pode não acontecer como esperado. As razões podem ser inúmeras: escolha inapropriada de palavras-chave, desconhecimento da concorrência, entre outros.
Um bom desempenho requer estratégia, além de conhecimentos para fazer ajustes necessários e entendimento para avaliar a performance. Para isso, contar com a ajuda de uma equipe com profissionais especializados faz toda a diferença.
Google Analytics
O Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada no mundo, pois através de seus recursos, é possível entender o comportamento de quem acessa a plataforma, páginas mais visitadas, conversões, dispositivos, cidades e outros dados.
Essa é uma ótima maneira de conhecer melhor seu público e de prospectar novos clientes.
Como funciona o Google Analytics
O Google Analytics coleta dados do site por meio de um código javascript gerado exclusivamente para o usuário — o que garante que só ele e pessoas autorizadas tenham acesso. A instalação se resume a copiar esse código e inseri-lo no corpo do site.
Confira alguns recursos importantes oferecidos pela plataforma:
- Personalização: para criar e acessar relatórios ou alertas personalizados;
- Tempo real: dados coletados em tempo real, incluindo localização, origem do acesso, conversões e outras métricas;
- Público-alvo: informações de tráfego e navegação, como número de sessões, visualizações, taxa de rejeição, entre várias outras informações;
- Aquisição: dados relacionados à aquisição de usuário por meio de campanhas (Google Ads), tráfego orgânico, redes sociais e outros;
- Comportamento: relatórios de comportamento, como número de sessões, tempo de permanência, bem como o desempenho de conteúdos e velocidade das páginas;
- Conversões: relatórios de metas definidas pelo usuário, conversões em e-commerce e funis multicanal.
Como criar uma conta no Google Analytics
Depois de entrar no link https://analytics.google.com utilizando uma conta Google,
inscreva-se, preenchendo os dados solicitados. Em seguida, você receberá um código de acompanhamento (UA), que deve ser inserido em todas as páginas do seu site (para quem usa WordPress, o procedimento é ainda mais simples, basta utilizar um plugin e informar o ID ou Código de Acompanhamento na configuração).
Feito isso, basta aguardar 24h para que seus dados comecem a ser coletados!
Vantagem do Google Analytics
Dentre os principais benefícios oferecidos, podemos destacar: 1. Entender o melhor horário para suas ações; 2. Descobrir causas para abandono do seu site e 3. Compreender quais os dispositivos utilizados por seus visitantes.
💡 DICA
Já que a união faz a força, que tal vincular sua conta do Google Ads com a do Google Analytics? Em cerca de cinco minutos, é possível fazer essa configuração e potencializar ainda mais sua coleta de dados. Confira o passo a passo:
1: Acesse o Google Ads;
2: Clique em Configurações e Faturamento > Contas Vinculadas;
3: Vá até o ícone do Google Analytics e clicar em DETALHES;
4: Selecione a conta do Analytics que deseja integrar e clicar em VINCULAR;
5: Selecione as caixas Vincular e Import site metrics;
6: Finalmente, clique em Salvar.
Confira
- Palavra-chave: aqui você consegue entender o desempenho das palavras-chave em suas campanhas.
- Hora do dia: este relatório mostra o desempenho das suas campanhas ao longo do dia e da semana.
- URLs de destino: este é um relatório de página de destino do Analytics exclusivo para campanhas do Google Ads.
Facebook Ads
O Facebook Ads é um recurso que permite criar, customizar e acompanhar anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram. Com a ferramenta, é possível fazer uma série de personalizações sobre campanhas. A partir dessas informações, o Facebook Ads exibe os anúncios no feed dos usuários.
Como funciona o Facebook Ads
A plataforma permite não apenas combinar a base de usuários de duas redes sociais gigantes, como também oferece uma ampla gama de formatos de anúncios para que você possa criar campanhas de marketing altamente eficazes para a sua empresa.
Os objetivos de campanha do Facebook Ads, são: gerar reconhecimento de marca; promover a sua página do Facebook; incentivar cliques em uma página; aumentar conversões no seu site; promover o download do seu aplicativo; aumentar o alcance da sua marca; divulgar o catálogo de produtos do seu negócio; gerar visualizações em vídeos; novos cadastros para o seu negócio; receber mensagens de clientes e gerar tráfego para o seu estabelecimento.
Como criar um anúncio no Facebook Ads
A primeira coisa a ser feita é configurar o seu Gerenciador de Negócios e criar sua conta acessando https://business.facebook.com/. Depois, crie uma nova conta de anúncios, escolha os objetivos da campanha, selecionando os filtros certos para atingir o público ideal. Na mesma seção, dê um nome para o conjunto de anúncios e defina o orçamento. Continue para decidir onde o anúncio deverá ser exibido (feed desktop, feed celular, coluna da direita ou no Instagram) e em seguida, selecione o formato do anúncio, Por último, insira a arte preparada para a divulgação e envie o pedido. Pronto, agora é só aguardar a aprovação da plataforma!
Lembrando que é sempre recomendável revisar o pedido e ver se está tudo certinho!
Vantagem do Facebook Ads
Com mais de 4 bilhões de usuários somando as bases do Facebook e do Instagram, são maiores as chances de que o seu público alvo use essas plataformas e possa ser atingido pelos anúncios da sua empresa nesses canais.
Além disso, o Facebook Ads permite que você teste diferentes formatos para otimizar os resultados das suas campanhas, desde textos simples até vídeos, carrosséis e stories.
E não para por aí, o Face Ads possui alto poder de segmentação, tornando possível criar um foco para atingir apenas quem realmente importa para o negócio.
A plataforma do Facebook Ads também organiza diversas métricas sobre suas campanhas e permite que sejam realizados testes, frequentemente, de modo a ajustar os anúncios futuros com base no histórico de resultados.
💡 DICA
É melhor Facebook Ads ou Google Ads?
Se o seu objetivo é atingir pessoas que já estão mais adiantadas na Jornada de Compra, o Google Ads faz mais sentido, mas se seus objetivos estiverem relacionados ao topo do funil ou em awareness, comece pelo Facebook Ads.
Contudo, o ideal é dividir seu orçamento e suas estratégias entre os dois.
E aí, pronto para começar sua primeira campanha integrada?
Fontes
https://ads.google.com/
https://business.facebook.com/
https://analytics.google.com
Google fatura US$ 6,1 bilhões com publicidade no trimestre (Meio e Mensagem)
Objetivos e estratégias com o Google AdWords (Alt Grupo)
Facebook Ads: como funciona o recurso de anúncios (Tech Tudo)