As métricas de marketing tendem a intimidar muitos profissionais da área, que muitas vezes, não planejam ter que lidar com tantos números.
Muito mais do que números, as métricas representam o comportamento do consumidor no ambiente digital, ao reagir às estratégias de marketing de uma empresa.
Por isso, conhecer e saber interpretar esses dados, os KPI’s (indicadores-chave de desempenho), é fundamental para acompanhar e avaliar o desempenho de todas as estratégias do plano de marketing.
Desse modo, é possível identificar possíveis falhas e gaps, para que sejam feitos os ajustes necessários conforme às expectativas do negócio, ou simplesmente, garantir que os investimentos e esforços de marketing continuem na direção que estão.
Com a mensuração das métricas, também é possível estimar resultados e a partir disso, criar novas ações ou até mesmo, novas metas de acordo com o plano de marketing.
Ou seja, a análise das métricas é uma das formas mais eficientes de dizer se uma campanha online é eficiente ou não, sendo esta sua importância maior.
Vantagens das métricas de Marketing Digital
“Mas como saber se investir em métricas realmente vai trazer uma diferença positiva e significativa para o meu negócio?”
“Como mensurar minhas estratégias pode ser, efetivamente eficiente para meus objetivos de marketing?”
Se você ainda está em dúvida sobre a relevância das métricas de Marketing Digital para o sucesso da sua empresa, conheça algumas de suas principais vantagens:
Metrificar as estratégias de marketing pode auxiliar na avaliação de pontos positivos e negativos das campanhas; no suporte de tomada de decisões e no direcionamento de investimentos; na correção e ajuste das próprias estratégias; na maior previsibilidade das etapas seguintes da campanha; na verificação da taxa de retorno sobre o investimento (ROI); na estimativa de campanhas futuras com base em comparações com metrificação de campanhas atuais, e muito mais.
Mas como saber quando e quais métricas utilizar?
Conheça a seguir, as métricas mais indicadas para mensurar as principais estratégias de Marketing Digital!
As melhores métricas para cada estratégia
Redes sociais
Alcance:
Essa métrica contabiliza quantas pessoas foram impactadas pela marca nas redes sociais, tanto através do seu perfil quanto por meio de algumas de suas publicações.
O monitoramento dessa métrica possibilita saber o alcance da marca nas redes sociais, indicando quantas pessoas, que tiveram contato com suas publicações ou seu perfil, têm potencial para se tornarem seguidores ou clientes.
Impressão:
Frequentemente usada pelo time de marketing em social media, essa métrica mostra quantas vezes a publicação foi exibida, levando em conta até mesmo, o número de vezes que foi recebida por um mesmo usuário.
Por esta razão, a impressão tende a apresentar sempre um índice superior em comparação ao alcance.
Engajamento:
É uma das metas mais priorizadas do Marketing Digital, pois quantifica as interações dos usuários nas redes sociais da marca, indicando o nível de qualidade do conteúdo compartilhado pela empresa.
O cálculo para descobrir o engajamento de uma publicação ou perfil consiste no número total de interações dividido pelo alcance do perfil ou das publicações.
É importante ressaltar que como cada rede social tem seus próprios recursos de interação, a métrica considera ações distintas dos usuários para contabilizar o engajamento. Ex: No Instagram, salvamentos e no Facebook, reações.
Crescimento do perfil:
Ter muitos seguidores não representa necessariamente um indício positivo para o time de estratégias de marketing no digital, pois do que adianta ter muitos seguidores que não interagem, não são impactados pelo conteúdo e não se tornam clientes, de fato?
Por outro lado, reduções expressivas ou lento crescimento do número de seguidores podem ser sinais de que o conteúdo não está despertando suficientemente o interesse dos usuários e por isso, merecem ser metrificadas e investigadas.
Tráfego das redes sociais:
Essa métrica é capaz de quantificar quantos visitantes chegam até o site da empresa por meio das redes sociais e pode ser monitorada com o Google Analytics, por exemplo, que mostra as fontes do tráfego do site no geral e página por página.
Esses dados são relevantes para a equipe de marketing saber se os seguidores do perfil da marca estão envolvidos com o conteúdo, produtos ou serviços da empresa, ao ponto de entrarem em seu site.
Menções à marca:
As menções à marca são um medidor que revela se a percepção dos usuários das redes sociais, sobre o seu negócio, é positiva ou negativa.
Esse tipo de monitoramento metrifica o volume de citações e os sentimentos relacionados aos comentários e publicações feitos na internet sobre sua marca.
Taxa de conversão:
As taxas de conversão podem ser distintas e variam de acordo com o objetivo da estratégia e da definição pelo time de marketing digital sobre quem é o usuário convertido (quem clicou em um link no post, quem clicou em um link no story, quem assistiu a um reels até o fim, quem enviou uma mensagem no chat etc).
Para calcular essa métrica, é necessário dividir o número de pessoas convertidas pelo número de pessoas impactadas (conversões/alcance).
Também é possível quantificar quantas conversões vieram das redes sociais, de modo a apurar qual a relevância do conteúdo compartilhado por lá para a geração de leads e de vendas, basta instalar o pixel de conversão das redes sociais para esses dados virem nos relatórios das plataformas.
Conversão e retenção
Taxas de conversão:
Essa métrica é quantificada a partir do percentual de usuários que executaram uma ação específica no ambiente online, definida pela equipe de marketing, seguindo o mesmo modelo das taxas de conversão das redes sociais, mas abrangendo outros meios digitais, como preencher o formulário de uma landing page, acessar um site ou baixar um e-book, por exemplo.
Essa mensuração, muito útil para analisar o quão próximos os usuários estão do fundo do funil e de fechar a compra, pode ser feita pelo Google Analytics, por onde é possível definir a ação de conversão, além de acompanhar os dados de conversão e suas variações.
Taxas de conversão no funil de vendas:
Ideal para avaliar as estratégias de Inbound Marketing que conduzem o lead de uma etapa a outra dentro do funil de vendas, revelando informações importantes sobre a escalabilidade das etapas da jornada do consumidor online.
Por isso, cada conteúdo ao longo do funil deve ser pensado especialmente para cada etapa: topo, meio e fundo, de modo a possibilitar a distinção das conversões.
Leads gerados:
A quantificação de leads é um importante dado para uma campanha de Marketing Digital, visto que revela quantas pessoas são potenciais clientes e por isso, devem ser alcançadas com conteúdo estratégico da empresa.
A métrica de geração de leads também permite investigar e monitorar a eficiência das estratégias que já estão em curso, além de indicar quantas pessoas já forneceram seus dados e por isso, estão mais próximas do fundo do funil de vendas.
Taxa de retenção de clientes:
É a metrificação de retorno dos clientes, ou seja, quantos deles voltaram a comprar seus produtos ou contratar seus serviços novamente.
Esse dado é muito útil para que a equipe de marketing descubra se os clientes da marca estão satisfeitos com as etapas da jornada de compra enquanto consumidores, e para apontar possíveis falhas no plano de investimento em produtos/serviços, plano de divulgação ou até no plano de suporte ao cliente, além de ainda contribuir para o cálculo médio de investimento por manutenção de cada cliente.
Métricas de receita e vendas
Retorno sobre o investimento (ROI):
Essa é uma das métricas cruciais para mensurar o sucesso de qualquer estratégia de Marketing Digital, pois é responsável por mostrar se o investimento nas estratégias escolhidas valeram a pena, em termos financeiros, ou não.
Para calcular o valor do ROI, é utilizada a seguinte fórmula: o valor arrecadado com as vendas (a receita) dividido pelo valor investido para vender o produto/serviço.
Como permite identificar possíveis prejuízos, a partir da métrica de ROI, frequentemente as estratégias são reformuladas e ajustadas de acordo com seu custo-benefício.
Custo de aquisição por clientes (CAC):
Essa métrica se refere ao custo para conquistar um novo cliente, podendo abranger o valor do investimento geral ou por áreas, ou seja, pode se referir aos investimentos de cada departamento (marketing e vendas).
O cálculo do CAC é feito a partir do valor da soma dos custos de todos os departamentos, ou de um específico, como explicado anteriormente, dividido pelo número total de novos consumidores.
Essa mensuração é fundamental para que o time de marketing descubra se os custos da empresa com as estratégias digitais estão sendo compensados com o volume de clientes que compraram/compram.
Ticket médio:
Responsável por estipular a média de valor gasto por cada cliente com serviços/produtos da empresa, o ticket médio é calculado a partir da divisão da receita mensal pela quantidade de clientes durante esse mesmo período de tempo.
O ideal é que essa métrica sempre esteja alta, garantindo que a receita mensal seja superior. De qualquer modo, esses dados são utilizados pelo time de marketing para o desenvolvimento de um balanço comparativo dos meses, capaz de distinguir se os clientes estão gastando mais ou menos com sua marca e a razão disso.
Conheça mais algumas métricas que podem ajudar muito nos objetivos de marketing da sua empresa:
MÉTRICAS | O PAPEL QUE DESEMPENHAM |
Net Promoter Score | Métrica de alcance, que permite saber se os clientes recomendariam a marca para família e amigos |
Tempo gasto no site | Um grande período na página pode ser sinal de que o conteúdo interessou o público |
Taxa de bounce | Ocorre quando alguém acessa sua homepage e vai embora |
Custo por lead (CPL) | Quanto custa, em média, a geração de cada lead |
CPA | Custo necessário para o fechamento de cada compra |
Custo por mil impressões (CPM) | Custo gasto a cada mil vezes que o anúncio da empresa é exibido |
Taxa de abertura de e-mail | Porcentagem de indivíduos que de fato abriram o e-mail marketing |
Taxa de clique em e-mail | Quantas pessoas clicaram no CTA do e-mail marketing |
Descobriu qual dessas métricas é a ideal para os seus objetivos de marketing? Então compartilhe com a equipe de marketing e faça seu negócio alavancar!
Fontes
Métricas de Marketing: o que são e quais você deve acompanhar para medir os seus esforços! (mLabs)
17 métricas de marketing que você já deveria estar acompanhando (HubSpot)
Principais métricas de Marketing que você deve mensurar para validar seus esforços (Rock Content)