Saiba o que fazer e o que não fazer para sair ganhando
Especialmente para alguns segmentos comerciais, como o comércio de eletrônicos, bares, restaurantes, lojas com artigos de festa ou de roupas e acessórios, utilizar o gancho da Copa do Mundo de Futebol, como oportunidade de gerar mais lucros para o negócio, não é bem a ideia mais genial que uma equipe de marketing pode ter.
Mais que isso, além de ser uma estratégia que se mostra mais do que eficiente no país do futebol, também é uma atitude indispensável para não ficar para trás em relação aos concorrentes.
Não à toa, temos visto várias empresas trazer a temática da Copa no conteúdo produzido em seus canais de marketing digital, de diferentes formas.
O que muitas empresas não sabem é que existe uma série de cuidados a se tomar quanto às restrições legais sobre a Copa do Mundo de Futebol 2022 em propagandas publicitárias.
Você já sabia sobre isso? Se não, continue lendo para entender melhor o que pode ser um golaço para os lucros da empresa e o que pode acabar sendo uma bola na trave para as estratégias de marketing do seu negócio.
O que não fazer
A FIFA é proprietária legal e oficial de alguns elementos relacionados à Copa, como termos, nomes, símbolos e até fontes, cujo uso é restrito à Federação e aos patrocinadores oficiais do evento.
Ou seja, os termos citados a seguir só podem ser utilizados com fim comercial pela própria FIFA e pelos patrocinadores oficiais da Copa.
São os termos para serem evitados em peças publicitárias, hashtags e URLs:
- “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”
- “Copa do Mundo FIFA™”
- “FIFA”
- “Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”
- “Copa Mundial” ou “Mundial”
- “Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”
- “2022”
- Emblema, slogan ou pôster oficial
- Imagem ou nome do mascote oficial
- Imagem do troféu oficial
- Marcas e logos da FIFA
- Fonte oficial do evento
Além desses elementos, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda estabelece outras restrições de uso:
- Emblemas da seleção brasileira
- Modelo das camisas oficiais
- Termo “seleção brasileira”
Contudo, é permitido usar os termos “Seleção” e “Copa”, sem infringir as restrições elencadas anteriormente, e acabar levando uma notificação da justiça.
E não se engane ao imaginar que sua marca não é relevante o suficiente para chegar à fiscalização da FIFA ou da CBF, pois essas instituições dispõem de artifícios sofisticados para fazer esse filtro e identificar possíveis infrações.
Resumindo, a dica é, se leu a lista de termos proibidos e ficou na dúvida sobre algo que pretendia usar, é melhor não arriscar!
O que fazer
O futebol é parte intrínseca da cultura brasileira e vive movimentando conversas de bar, de elevador, de uber, entre todas as outras que acontecem naturalmente durante o dia a dia do brasileiro.
Tendo isso em vista, é importante saber abordar o assunto de forma criativa na sua propaganda, afinal de contas, toda a concorrência provavelmente também está trazendo o tema da Copa na comunicação.
Então, saiba trazer o tema por uma abordagem mais diferenciada, que esteja alinhada com o perfil do seu negócio.
Aqui vão algumas dicas do que está mais do que permitido fazer durante a Copa:
- Apostar nas cores do Brasil para a comunicação visual da empresa
- Incorporar elementos futebolísticos na comunicação visual da empresa
- Explorar a variedade de países que estão participando da Copa para associar com os produtos, ofertas, promoções ou ações da empresa
- Investir em copies que remetam aos termos do famoso “futebolês” – gírias e expressões do universo do futebol
As empresas que estão seguindo por esse caminho, de maneira criativa e autêntica, com certeza, já estão começando a perceber a diferença de rentabilidade que a oportunidade da Copa trouxe para o comércio.
E não é para menos, as previsões são bastante otimistas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é que até o final da Copa do Mundo 2022, sejam movimentados cerca de R$ 1,4 bilhão no setor de comércio e serviços.
Mas também é bom lembrar que falar de futebol de modo criativo sem incluir o público e potencial cliente, na conversa, pode ser um grande desperdício.
A oportunidade da interação: Todo mundo quer falar da Copa
Essa é a verdade, até quem não costuma ter muito interesse pelo assunto, acaba procurando saber ou acaba falando mesmo sem ter conhecimento, quando chega a Copa do Mundo.
“E está tudo bem”, a oportunidade consiste, justamente, em fazer disso uma ocasião para engajar os seguidores e usuários que visitarem os canais digitais da sua marca.
Invista em posts de interação sobre seleções que estão participando da Copa, jogadores da seleção brasileira, informações sobre a história das copas do mundo passadas, notícias sobre a cultura e o país que está sediando o campeonato mundial, ou até mesmo, em quizzes que questionem como cada um se relaciona com o evento.
O fundamental é não perder a chance de se aproximar do seu público, o conduzindo a engajar nas redes sociais da sua marca, com conteúdo produzido de acordo com tudo que foi esmiuçado até aqui.
Os lucros serão consequência, depois de ter colocado essas estratégias em campo.
Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa, para sua empresa sair ganhando!
Fontes
‘Ação da Copa do Mundo’ pode valorizar mais de 140% e ainda se beneficiar do desempenho do Brasil no mundial do Catar; saiba qual é (Seu Dinheiro)
5 ações de marketing digital para aumentar as vendas na Copa do Mundo (Sebrae)
Marketing na Copa do Mundo: como fazer sem violar a propriedade intelectual da FIFA? (Rock Content)