Você já conhece ou leu alguma vez sobre o Google Meu Negócio?
Se trata de uma ferramenta incrivelmente útil para empresas, principalmente negócios locais, conseguirem exposição gratuita nas páginas de resultados orgânicos do Google e também no Google Maps!
Você, com certeza, já viu muitos anúncios de empresas locais desse tipo no Google!
Por exemplo, sabe aquela busca que fazemos quando queremos ir a um certo tipo de restaurante e jogamos no Google “restaurante italiano”, “restaurante de frutos do mar”? Ou em um lugar específico: “restaurantes na Barra da Tijuca”, “restaurante em Ipanema”?
Os primeiros resultados mostrados costumam ser empresas e suas respectivas localizações geográficas, indicadas em uma imagem do Google Maps, certo?
São empresas cadastradas no Google Meu Negócio!
Também podem acompanhar o nome comercial do estabelecimento, avaliações, perguntas respondidas, telefone, horário de funcionamento e endereço.
Ao clicar, também é possível entender melhor a rota para chegar até o local, ser redirecionado para um site ou até mesmo rede social da empresa, saber mais detalhes sobre o cardápio, preços e ambientes do estabelecimento, no caso de restaurantes, por exemplo.
A ferramenta também pode ser usada por lojas, hotéis, museus, galerias de arte, consultórios médicos, consultórios odontológicos, drogarias, escritórios de advocacia, enfim, por todo tipo de negócio.
Segundo o Google, existe 70% mais chances de serem visitados estabelecimentos que estão listados no Google Meu Negócio, do que aqueles que não estão.
Já pensou na oportunidade desperdiçada ao deixar de criar uma estratégia de marketing a partir dessa ferramenta?
“Mas e agora, o Google Meu Negócio vai ser descontinuado e eu nunca mais vou ter chance de usar a ferramenta para atingir meus objetivos de marketing?”
A plataforma não será descontinuada, apenas atualizada!
Na verdade, o antigo Google Meu Negócio, ferramenta ativa desde 2014, passou a ser “Perfil de Empresa Google” e claro, junto a isso, estão sendo feitas atualizações na plataforma.
Durante este segundo semestre de 2022, a Google está incentivando os usuários a começarem a gerenciar seu “Perfil da Empresa” com o Google ou o Maps, ao invés de utilizarem o “Google Meu Negócio”.
No mais, as principais mudanças consistem em:
Facilidade da reivindicação e verificação de um perfil diretamente na pesquisa do Google ou pelo App do Google Maps;
Possibilidade de enviar mensagens aos clientes diretamente da pesquisa no Google;
Acesso ao perfil da empresa diretamente do e-mail das notificações push enviadas;
Apresentação do inventário de produtos, com aviso de estoque para cada um deles;
Praticidade no gerenciamento de perfil de empresa com mais de um endereço clicando em “Gerenciador de Perfis de Empresas”;
Vantagem em fazer campanhas locais para promover o negócio no YouTube e no Maps.
Agora que você está aliviado porque o Google não vai deixar sua empresa na mão, deve conhecer melhor a plataforma, para saber como usá-la a favor dos seus objetivos de marketing.
Vamos lá?!
Vantagens do Google Meus Negócio
Engajamento
Como oferece a possibilidade de deixar comentários, mandar perguntas, dar estrelas e nota, gera engajamento sem precisar de nenhum investimento financeiro.
SEO
Tem um excelente desempenho como SEO local, já que posiciona o negócio entre os primeiros resultados do Google, de modo orgânico e de acordo com a localização e proximidade geográfica de quem busca.
Credibilidade para a marca
Segundo o Google, empresas com informações verificadas e listadas pela ferramenta, dobram as chances de serem percebidas com mais credibilidade pelo consumidor.
Praticidade para mensurar resultados
Como qualquer ferramenta de marketing do google, a plataforma disponibiliza dados para mensuração: de onde são os clientes que pesquisaram a empresa, quantas pessoas ligaram para o telefone exibido no Google, quantos pedidos de rota foram feitos e quantos cliques para o site.
Encontrar o público numa fase avançada do funil de vendas
Quando uma pessoa busca por um serviço no Google, ela já tem uma necessidade bem definida em mente, ou seja, não é mais necessário educá-la ou convencê-la sobre a existência dessa necessidade, basta apresentar a empresa como solução ideal.
Maior alcance digital
Aparecer na primeira página do Google proporciona uma visibilidade enorme para o negócio, permitindo o alcance de públicos locais e até mesmo de outras regiões, sem precisar investir capital para este objetivo.
Como fazer dar certo
Não é porque a plataforma é gratuita e muito vantajosa, que não exige empenho do time de marketing para trazer os melhores resultados.
Além das dicas que a ferramenta vai fornecendo ao longo do tempo, com feedbacks do que funciona melhor e vale mais a pena, existem outras diversas formas de otimizar o uso do Google Meu Negócio e vamos falar sobre algumas delas a seguir!
Manter o perfil sempre atualizado, com as principais informações, assegura que o potencial cliente consiga chegar até o negócio e feche a compra;
Não deixar o potencial cliente falando sozinho nos espaços de interação, mas estimular as avaliações e responder todos os feedbacks, incluindo os negativos;
Use e abuse da ferramenta de postagens, uma forma de subir textos, vídeos, imagens e datas de eventos na plataforma (para publicações vá até Google Author);
Utilize a ferramenta de agendamentos do Google Meu Negócio e aumente as chances de receber efetivamente a visita de um potencial cliente;
Deixe habilitada a função de troca de mensagens pelo chat online, dessa forma você consegue tirar dúvidas e assistir seu potencial cliente (clique em “clientes” > “mensagens” > “ativar”). Configure o chat com mensagens automáticas e com horário comercial.
Publique muitas fotos, pois perfis com mais fotos recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site ou rede social.
Como fazer
“Adorei as dicas, mas não tenho ideia de como cadastrar minha empresa no Google Meu Negócio”.
Não seja por isso, confira o mini tutorial bem sintetizado, do passo a passo necessário para criar o perfil do seu negócio na plataforma do Google:
Acesse a página do Perfil da Empresa no Google e faça o login com o gmail da sua empresa > Preencha a aba “Adicionar seu Negócio” > Confirme sua autorização para gerenciar o perfil criado > Confirme o local do negócio > Adicione as informações da sua empresa na página recém-criada (telefone, endereço, horário de funcionamento, fotos do estabelecimento etc).
A teoria você já sabe, agora só falta colocar tudo que leu em prática!
Pronto para fazer seu negócio decolar com o Perfil da Empresa Google?!
Fontes
Google meu Negócio: o passo a passo para você colocar sua empresa no mapa ainda hoje (Rock Content)
O fim do Google Meu Negócio: como isso afeta a sua empresa. (Galateia)
O que é Google Meu Negócio? (Academia do Marketing)
Destaque seu negócio no Google com um Perfil da Empresa gratuito (Google)