Google Ads: Saiba como dominar a maior ferramenta de links patrocinados

O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados do universo digital, só no ano passado, 2021, a plataforma gerou mais de 209 bilhões de dólares, de acordo com o levantamento de 2022, da empresa alemã Statista.

Antigamente chamada de Google Adwords, a frente de anúncios do Google oferece inúmeras vantagens aos empresários interessados em seus serviços, como a cobrança dos anúncios proporcional a cliques (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA); a criação de anúncios de Pesquisa, de Display, no YouTube, no Gmail e na Play Store.

Com a transformação digital na Publicidade, o Google Ads deixou de ser uma alternativa de marketing e passou a ser quase um pré-requisito para os negócios não perderem presença de mercado e nem no dia a dia dos consumidores.

Afinal, os links patrocinados são, atualmente, uma das formas mais seguras de se obter sucesso online e gerar receita a curto prazo, dependendo dos objetivos de marketing.

Mas de todos esses benefícios, sem dúvidas, o mais atraente para os anunciantes, é a oportunidade de exibir o anúncio no momento ideal para o público ideal. 

Permitir que as pessoas encontrem o seu serviço quando procurarem por algo que faz parte da expertise do seu negócio, aumenta muito as chances de que ela entre no funil de vendas.

Além da assertividade de alcançar o público-alvo, com a ferramenta, também é possível despertar interesse em quem ainda não sabe que precisa daquilo que seu negócio oferece 

Impactando pessoas por desktop, dispositivos móveis, por vídeos no YouTube, ou por sites parceiros da plataforma, a empresa “cerca” seu potencial cliente, ocasionando, uma hora ou outra, um primeiro contato positivo.

Principais Vantagens

Muitas vezes, para quem está acostumado com a publicidade tradicional, investir em Google Ads acaba parecendo uma tática arriscada, mas é importante ter em vista que, atualmente, essa é uma das mais rentáveis formas de anunciar.

Para comprovar isso, analise as principais vantagens da plataforma, relacionadas a seguir:

Segmentação eficiente

Com o Ads é possível escolher filtros, e combiná-los, para afunilar mais ainda a segmentação, são eles: keywords (palavras-chave); tópico e canais; público-alvo; locais para exibição do anúncio; idade, local e idioma; dias, horários e frequência e por dispositivo (computadores, tablets, smartphones).

Controle e Orçamento

O Ads possibilita o anunciante administrar todo o seu investimento ao longo do tempo (gastos por dia, mês e campanha) e de acordo com a ação dos impactados (cliques, impressões, conversão no site e visualizações do vídeo).

Monitoramento do retorno sobre o investimento

Os dados e análises fornecidos pelo Ads – taxas de clique do anúncio, o custo por clique das palavras-chave, o número de conversões de anúncios e campanhas, custo da conversão, quantidade de impressões, etc, permitem que o anunciante ajuste suas estratégias, seus investimentos e elabore novas ações com base nas taxas de retorno sobre o que investiu na plataforma.

DICA: A integração do Google Ads com o Google Analytics pode ser decisiva para os esforços de marketing digital da empresa!

Custo

Comparados à publicidade tradicional e seus veículos principais, como a TV, por exemplo, os custos com Google Ads são relativamente inferiores, principalmente porque é mais difícil obter um feedback e mensurar o retorno financeiro dos anúncios em mídias tradicionais.

Além disso, o Ads facilita que sejam feitos testes com investimentos menores até a equipe de marketing sentir firmeza para escolher um caminho e apostar alto, enquanto as mídias tradicionais costumam exigir um investimento alto de uma “tacada só”, que pode ser de sorte ou não.

O Google Ads ficou mais caro?

Nos últimos tempos, o que não ficou, não é mesmo?!

O que aconteceu com o Ads é o que pode acontecer, e quase sempre acaba acontecendo, com toda marca que disponibiliza um serviço muito útil: começa a ter que disputar espaço de mercado com a concorrência. É claro que, hoje, o Ads é a melhor e maior ferramenta de mídia paga, mas não é a única. 

De todo modo, o que mais pode trazer prejuízos financeiros para o anunciante não é o reajuste do Ads, mas a condução despreparada da elaboração das campanhas e anúncios, pois isso sim, pode tornar uma campanha bem mais cara do que o imaginado.

Para que tudo saia minimamente como o esperado, é fundamental contar com o suporte de profissionais de marketing especializados e munir-se de informações sobre como é feito o uso da ferramenta.

Confira agora como criar uma conta no Google Ads!

Como criar

  1. Entre no site oficial da ferramenta e vá em “criar nova conta do Google Ads”;
    DICA: recomendamos iniciar pelo modo “Inteligente” e depois com a prática, migrar para o “Especialista”, que possui mais recursos.
  2. Configure a conta preenchendo com os dados da empresa (será preciso um e-mail e site);
  3. Crie a campanha, selecionando o objetivo, o tipo de campanha e outros detalhes;
  4. Crie os grupos de anúncio, definindo o orçamento diário de cada;
  5. Crie os anúncios que você vai inserir na sua campanha;6 – Revise tudo que foi feito minuciosamente, publique e voilá!

Como fazer

Defina um objetivo

Este é um dos mais desafiadores pontos ao começar a investir em mídia paga. A meta que você escolhe tem a ver com o seu objetivo de marketing, ou seja, o que você quer alcançar com esta campanha.

Para que o trabalho seja eficiente, é fundamental determinar uma meta que seja clara, possível e quantificável, ou seja, possível definir os resultados em números. Alguns exemplos do objetivo a ser definido: aumentar as visitas em seus sites; recebimento de ligações de orçamentos; obter dados de contato dos prospectivos clientes ou aumentar as vendas na sua loja online.

Estude a concorrência

Mesmo com os objetivos bem claros, o resultado pode não acontecer como esperado. Nesse caso, é possível que o problema esteja na concorrência. Afinal, como determinar a melhor estratégia, se você não souber com quem está disputando aquele espaço de anúncios?

Para isso, avalie quem são os concorrentes para as buscas que você deseja investir, como eles anunciam e quais palavras-chave utilizam. Averigue também, qual o posicionamento, se existe variação nos anúncios e quais as páginas de destino das campanhas da empresa concorrente.

O ponto positivo é que o Google Ads funciona como um leilão de palavras-chave. Ali, é possível ver quais são as mais concorridas e quem também aposta nelas, além de entender quem são seus concorrentes mais fortes e estudar quais estratégias de anúncio eles estão adotando.

Escolha um formato

Os anúncios do Google Ads são exibidos principalmente nos resultados de pesquisa, quando relacionados com as palavras-chave usadas na busca. Mas se engana quem pensa que o Google Ads se resume a apenas isso.

Fora esse formato de anúncio, existem ainda outras formas de divulgação: banners, vídeos, em áreas especiais e sites parceiros do Google. Esse enorme conjunto de sites que são parceiros do Google formam algo conhecido como Rede de Display. Nesta rede está incluído também o YouTube, que é considerado o segundo maior buscador do mundo.

Determine o seu orçamento

De nada vale as definições anteriormente citadas se sua verba não é compatível com este alcance. A campanha precisa ser comercialmente viável para seu negócio.

A vantagem desta importante etapa é que o anunciante pode ter uma projeção do resultado, uma espécie de simulação, a ser alcançada, levando em consideração o investimento feito.

DICA: Comece com investimentos baixos e faça testes. Quando se está começando, é recomendável conter custos, até compreender o que vai realmente funcionar.

Crie sua mensagem e capriche nas palavras-chave

Para obter os resultados esperados, é imprescindível criar um excelente texto de anúncio, organizando seus grupos de anúncios por tema, produto ou meta em comum e criando listas menores de palavras-chave (20 a 30 termos, por exemplo) com temas bem definidos, para garantir que seus anúncios sejam altamente relevantes e extremamente atraentes para seus clientes.

Sempre destaque em seu anúncio as principais informações que deseja que seu cliente veja. Prefira frases curtas que tenham uma chamada para ação (CTA), chamando a atenção do usuário e direcionando o mesmo para o seu site.

As palavras-chave também são importantíssimas em um anúncio realizado no Google Ads, portanto, utilize as palavras relacionadas ao seu negócio, no campo de pesquisa do Google.

DICA: Para conseguir mais visitas, faça um call to action (botão com chamada) no texto do anúncio.

De olho no ROI (retorno sobre o investimento)

O ROI é a métrica mais importante de qualquer negócio, pois com ela, é viável saber se os seus investimentos estão sendo bem aplicados, ou seja, se estão ou não rendendo lucros.

A melhor forma de fazer isso no Google é acompanhar as conversões dos seus anúncios. Você deve concentrar sua energia não apenas no custo, mas na maximização do retorno do investimento da publicidade.

Estipule uma conversão e acompanhe quanto você gasta para que essa conversão se realize.

E aí, com todas essas instruções e dicas, anunciar com o Google Ads ainda parece um “monstro de 7 cabeças”?!

Fontes

Advertising revenue of Google from 2001 to 2021 (Statista)
Google Ads (AdWords): o que é, como funciona e como você pode utilizá-lo a seu favor (Rock Content)

Objetivos e estratégias com o Google AdWords (Alt Grupo)
Google Ads

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