ERP – Saiba porquê seu negócio está deixando de lucrar sem esse sistema

Do inglês, Enterprise Resource Planning, o Planejamento dos Recursos da Empresa, mais conhecido como ERP, consiste em um software utilizado, principalmente por agências, para gerenciar a produtividade e o fluxo de atividades em todos os setores de uma estrutura empresarial.

Entre as principais áreas que podem ser monitoradas por esse tipo de gerenciador, estão: finanças, vendas, compras, projetos, marketing, customer success (CSM), relacionamento com o cliente (CRM), inteligência de negócios (BI), atendimento e RH.

Unificando os principais processos de cada departamento, o ERP é capaz de se apresentar aos donos e gestores como uma solução eficaz para concentrar os resultados de todas as estratégias e objetivos de marketing da empresa.

Além disso, o ERP proporciona a coleta, o armazenamento e a disponibilização de dados sobre jobs, prazos, faturamentos e todo tipo de informação pertinente, possibilitando que as equipes estejam sempre alinhadas sobre as tarefas que estão sendo desenvolvidas paralelamente e aquelas em comum.

Ou seja, com esse sistema, os colaboradores de uma instituição corporativa conseguem acessar dados importantes para o negócio, de maneira fácil, prática e rápida.

Origens

O sistema ERP ganhou notoriedade no ano 2000, momento em que as empresas, impulsionadas pelo Marketing 2.0 de Kotler, começavam a se preocupar mais em construir e manter um bom relacionamento com o cliente e por isso, decidiram atualizar suas ferramentas de gerenciamento.

O software foi o mais escolhido na época, justamente por permitir que informações relevantes sobre o perfil de cada consumidor pudessem ser coletadas e armazenadas, de forma a revelar para a empresa, as reais necessidades dessas pessoas.

A relação de consequência entre a satisfação das necessidades do cliente e a manutenção contínua da boa relação com ele, é um dos pilares do Marketing 2.0.

E para manter essa relação a longo prazo é indispensável levar em conta que nenhum cliente quer ser considerado ou tratado como “mais um cliente”.

Na verdade, eles gostam de ser tratados com exclusividade e de maneira personalizada, então é necessário conhecer a fundo as particularidades que os diferem dos demais.

E é nesse momento que entra o ERP!

O que sua empresa ganha com “isso”

Além do objetivo geral de viabilizar o acompanhamento da produtividade em cada setor, unificando a linguagem do negócio,  para todos os funcionários, gestores e donos, o tipo de software ERP oferece outros inúmeros benefícios para a rotina de trabalho da empresa. 

Conheça alguns dos principais:

Maior Fluxo de Caixa:

Com os custos e faturamentos organizados, disponíveis para monitoramento, é possível identificar inadimplências e cobrar o cliente, por exemplo. 
Acompanhar os gastos possibilita identificar oportunidades de venda ou elementos que estejam impedindo a empresa de faturar mais, permitindo que sejam feitas ações para ajustar o processo e aumentar a receita.

Automação de tarefas:

O ERP conta com o artifício de ferramentas que auxiliam os colaboradores de cada setor, com ações automáticas, facilitando e agilizando a realização de jobs.
Com esse tipo de sistema, o fluxo de trabalho não depende exclusivamente da mão de obra, o que pode tornar o cotidiano dos funcionários menos sobrecarregado.

Menos retrabalho:

Com as equipes bem integradas e a par do desenvolvimento dos processos, se tornam menos recorrentes as refações.
A comunicação provida pelo ERP é essencial para evitar retrabalho, não só porque há menos chances de alguém fazer algo que já estava pronto por não saber disso, como também por ser fonte de acesso a características e preferências do cliente, aumentando as chances de que ele fique satisfeito com as entregas e serviços.

Acompanhamento de vendas:

A vantagem de disponibilizar e organizar dados de venda para análise constantemente, torna viável investigar oportunidades e falhas no processo de modo rápido e até antecipado.
A partir das conclusões tiradas desse overview, as ações podem ser ajustadas de modo a atender da melhor forma os objetivos corporativos.

ERP para e-commerce: o match ideal

Por fornecer ferramentas úteis para gerir uma estrutura digital, com poucos recursos humanos e com mecanismos cada vez mais sofisticados, como é o caso do comércio eletrônico, o sistema ERP pode ser um grande aliado deste tipo de negócio.

Por exemplo, com as ferramentas desse software, todas as operações do e-commerce que são realizadas online podem ser conduzidas sem burocracia e algumas atividades, como emissão de pedidos e notas fiscais eletrônicas ou ordens de produção e separação, podem ser automatizadas.

As principais vantagens dessa tecnologia para o e-commerce são a automatização de tarefas; a integração com a loja virtual; a redução de burocracia, de custos e de erros; a maior agilidade na operação; integração de meios de pagamento com marketplaces e por fim, a integração do varejo físico ao online com gerenciamento duplo de operações. 

É importante não deixar de salientar a relevância do ERP para as coordenadas logísticas, que devem ser sempre uma das principais preocupações dos gestores e donos do e-commerce.

Como possibilitam maior precisão nos prazos de entrega, as ferramentas do ERP aumentam com isso, as chances de satisfazer as expectativas do cliente, a credibilidade da marca e diminuem a ocorrência de um dos piores pesadelos para o e-commerce: o cancelamento da compra.

Embora se trate de um sistema virtual que facilita o funcionamento do comércio eletrônico, também existe a vantagem prática de gerir o estoque de modo integrado com a loja virtual e a loja física, mantendo menos produtos armazenados em excesso e consequentemente, economizando custos no final das contas.

Da lista de principais ERPs para e-commerce no Brasil, os mais indicados são Bling ERP, Tiny ERP, Otix ERP, Eccosys ERP, E-Millennium ERP, Fenicia ERP, Cake ERP, Conta Azul ERP e Singe Cloud.

Não à toa, uma pesquisa da Onclick de 2021 em parceria com a E-Commerce Brasil, entrevistou lojistas e profissionais do e-commerce para saber a necessidade de um ERP nas operações, e revelou que 77% dos lojistas concluiu que um ERP é muito importante para integração com marketplaces, contabilidade, controle contábil e fiscal.

Passo a passo para implementação do ERP no seu negócio

Ao contrário do que muitas pessoas julgam, que o ERP seja apenas um organizador de tarefas geral da empresa, esse sistema abrange um conjunto de ferramentas, que juntas são capazes de trazer resultados mais efetivos, de economizar tempo dos colaboradores e principalmente, de aumentar os lucros da empresa.

Mas para ver tudo isso acontecer, de fato, é necessário saber como implementar esse software no seu negócio!

Anote o que é preciso saber e como proceder antes de contratar seu ERP:

1. Invista na melhor estratégia

Descubra como esse sistema pode realmente auxiliar no alcance das metas do seu negócio e trace esse caminho! 

2. Pesquise muito para escolher o fornecedor

O suporte do fornecedor é essencial para contratação do ERP, por isso, faça muitas buscas, reuniões, tire todas as dúvidas e leia várias avaliações online antes! 

3. Analise o impacto que terá no seu negócio

O gestor deve se indagar que tipo de resultado ele espera com o uso desse software para assim, ponderar se esse ERP é capaz de atender sua expectativa!

4. Garanta o treinamento do time

Os líderes devem se atentar se a contratação inclui treinamento e suporte com um representante, para que os colaboradores sejam familiarizados com as ferramentas.

5. Escolha o sistema ideal para o seu negócio

Para isso, estabeleça  processos prioritários > Escolha um sistema prático de implementar > Leve em conta o custo-benefício  de acordo com o orçamento

As estratégias de uma empresa ou agência, dão certo quando todos os departamentos trabalham alinhados, intercambiando processos e compartilhando possíveis melhorias, mesmo que cada profissional possua mais expertise na sua própria área, de forma que os líderes possam checar continuamente se as ações estão na direção ideal.

Fontes:

Os melhores ERPs para e-commerce do Brasil (B2B Stack)
77% dos lojistas acreditam que um ERP é muito importante, diz pesquisa (FBenivedes)
ERP Saiba o que é e para que serve esse sistema neste guia completo (Rock Content)

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