E-commerce: Ter ou não ter, eis a questão

Ao contrário do que se imagina, o e-commerce ou comércio eletrônico, não é sinônimo de loja virtual, aquele site onde é possível comprar produtos online.

Na verdade, se trata de uma estrutura de negócio digital, em que todas as transações comerciais são feitas por ferramentas e plataformas online, entre elas, o site da loja virtual.

 É  importante ter em mente que o site para vender produtos é, sim, crucial, mas apenas uma parte do conjunto de artifícios digitais que compõem o e-commerce.

Nessa modalidade de negócio, além dos processos básicos de venda e atendimento ao cliente, também são digitalizados o controle de finanças, o estoque, e claro, o marketing, por meio de automatizações.

Porém, os serviços relacionados à logística podem ser bastante desafiadores, do ponto de vista de recursos financeiros e estratégicos, dependendo do porte e da experiência da empresa. 

A esta altura, você pode estar se perguntando se é realmente vantajoso incorporar um e-commerce ao seu negócio. 

A resposta é sim, e a seguir, você vai entender melhor o porquê!

Dados Comprovam

De acordo com o E-Commerce Quality Index 2020, da Lett em parceria com a Opinion Box e a Neotrust. o crescimento do e-commerce brasileiro no mesmo ano, fechou em 75%, um índice bastante alto e promissor.

Outra pesquisa, da eMarketer, publicada em maio de 2021, mostrou que no cenário de crescimento do varejo eletrônico em 2020, o Brasil se destacou, aparecendo no Top 10 global, em sétimo lugar, à frente do Reino Unido, Tailândia e Espanha, embora ainda atrás de Argentina, Canadá, Singapura, México, Rússia e Austrália.

Além disso, os dados também mostraram que a média de crescimento proporcional do E-commerce no Brasil em 2020 foi em torno de 50,1%, quase o dobro da média dos outros países.

Embora soe natural que o e-commerce tenha crescido durante o ano da pandemia, porque muitas pessoas não puderam, ou simplesmente, preferiram não se arriscar ao sair de casa para fazer compras, no primeiro semestre do ano passado (2021), o índice continuou crescendo segundo pesquisa da Webshoppers.

Esses números apontam para uma tendência progressiva de consumidores brasileiros optarem cada vez mais pela compra virtual.

Isso significa que deixar de investir em um e-commerce para a sua empresa pode ser, não só um grande desperdício de oportunidade de mercado, como também uma desvantagem relevante em relação à concorrência, que tende a se adaptar às preferências do consumidor, sempre.

Tendências para o E-commerce no Brasil

Para se adaptar da melhor forma à demanda do público-alvo, o mercado de e-commerce está se moldando às possibilidades, que as constantes transformações digitais geram para o Marketing.

Saber quais são essas mudanças significativas e investir nelas pode ser uma alternativa inteligente de obter vantagem competitiva, de fazer o consumidor fechar a compra  e de deixá-lo satisfeito para que volte a comprar com a marca.

Anote aí algumas adaptações no e-commerce, indicadas para dar um upgrade na jornada de compra do consumidor brasileiro, deste ano (2022) em diante:

*Integração das experiências digitais e presenciais: Deixar à mão do consumidor, mais alternativas de compra, de modo que ele possa escolher a opção mais conveniente e prática dentro das suas necessidades.

Disponibilizar ainda, soluções híbridas, como comprar online e retirar presencialmente, por exemplo.

Nesse caso, seria possível aproveitar uma possível promoção exclusiva da loja virtual, mas sem a desvantagem de ter que esperar muito ou ter que pagar frete

*Investimento em logística, a peça-chave do e-commerce: Além de ser um serviço fundamental para que os produtos cheguem até os compradores nesse modelo de negócio, o esquema logístico vem sendo aprimorado pelas empresas para proporcionar uma experiência tão satisfatória quanto à presencial, no que diz respeito a prazos para entrega e valores de frete.

*Integração com as redes sociais: Hoje em dia, o social selling, ou seja, o conceito de manter relacionamento, como marca, com o potencial cliente, pelas redes sociais é complementar a quase todas as estratégias de Marketing Digital.

Perfis da marca no TikTok, Instagram, Facebook, YouTube, auxiliam na divulgação dos produtos disponíveis na loja virtual do e-commerce e no engajamento com o público-alvo, se aproximando do dia a dia dessas pessoas e criando uma relação mais humanizada com elas.

“Qual é o tipo de e-commerce certo para o meu negócio?”

Conheça as peculiaridades de cada tipo de e-commerce para entender melhor qual deles pode funcionar melhor para a sua empresa:

Tipo de e-commerceRelação comercialPrincipal vantagem
Business to consumer – B2Cvendedor > consumidorMercado em crescimento
Direct to Consumer – D2Cfabricante > consumidorOtimização do processo 
Consumer to Business – C2Bempresa > empresaRecorrência e alto volume
Business to employee – B2Eempresa > colaboradorEmpresa ganha credibilidade e o funcionário, condições especiais
Consumer to Business – C2Bconsumidor > empresaO sucesso das “#publis”
Consumer to Consumer – C2Cconsumidor > consumidorComissão sobre venda entre usuários
Consumer to Administration – C2Aconsumidor > administração  públicaViabiliza esse tipo de serviço por meio da internet
Business to Administration – B2Aempresa > administração públicaTorna possível gerenciar licitações, por exemplo
Mobile Commerce/M-Commerceem dispositivos móveisCompras por desktops e outros gadgets
Social commerce – S-Commercenas redes sociaisIntegração com Marketing de conteúdo
Facebook commerceF-Commercena ferramenta de venda do FacebookIntegração com Marketing de conteúdo
Television commerce –  T-Commerceem programas da TV digitalIntegração com o conteúdo televisivo
Subscription commerce – Clube de assinaturaspor assinatura, com diferentes planosModelos e descontos sob demanda
Infoprodutosem canais de Marketing de ConteúdoGera valor e conduz ao fundo do funil de vendas
Dropshippingfornecedor > consumidorFornecedor que se encarrega das entregas
Chat commerce – C-Commerceconsumidor > consumidorConectar consumidores para negociar produtos

Montando o e-commerce, na prática

Se você chegou até aqui, provavelmente já se deu conta de que montar um e-commerce pode ser super vantajoso para o seu negócio e já quer criar um, logo, para a sua empresa!

Não sabe por onde começar? Então, continue lendo para saber como colocar todo o conteúdo na prática!

Siga os seguintes passos:

1 –  Trace o objetivo principal da estratégia de marketing (cuidado para não criar metas incompatíveis com a realidade!)
2 – Defina qual plataforma de e-commerce é a mais adequada para o seu negócio (consulte a tabela com todos os tipos, se necessário!)
3 – Selecione os produtos/serviços e o nicho de mercado (estude a concorrência, para distinguir o diferencial da sua marca!)
4 – Defina os meios de pagamento que serão aceitos na loja virtual (quanto maior o leque de modos de pagamento, maior as chances de vendas!)
5 – Corra atrás dos fornecedores (eles são a peça-chave para que seus preços, produtos e prazos sejam atraentes!)
6 –  Busque entender quais canais são os ideais para atender seus clientes (conhecer a “Persona” da sua empresa vai ajudar muito nessa etapa!)
7 – Crie um planejamento logístico eficiente (sem logística, não existe e-commerce. Escolha os meios de envio com sabedoria!)

E aí, pronto para investir num e-commerce para a sua empresa?!

Fontes

Brasil está na lista dos 10 países com maior crescimento de e-commerce (Consumidor Moderno)
Aprenda agora os 7 passos para montar um e-commerce do zero em 2022 (Rock Content)
O que é E-commerce? Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual de sucesso! (Rock Content)

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