Se você tem um e-commerce, e aqui, estamos falando sobre um sistema de atendimento e vendas totalmente digitalizado e não da loja virtual, que é apenas uma frente dessa estrutura, pode ser que já tenha se perguntado se vale a pena criar um blog para o seu negócio. A resposta é um “sim” bem grande! É claro que os objetivos de marketing da sua empresa devem ser levados em consideração antes, mas investir em uma estratégia de Marketing de Conteúdo pode atrair até 2,6 vezes mais visitas para um site, de acordo com a pesquisa Content Trends 2018, o que pode contribuir muito para o sucesso do seu negócio. Ainda está na dúvida? Então continue por aqui para descobrir mais vantagens de ter um blog no seu e-commerce!
Aspectos do Blog
Já pensou em aproximar e conectar sua empresa aos seus clientes, com um conteúdo que seja relevante para eles, enquanto posiciona seu negócio como referência no mercado? Ao criar um blog para o seu e-commerce, é possível apresentar a sua marca como autoridade no assunto (área de atuação), para quem tem interesse em saber sobre a sua expertise, seja o seu público-alvo ou as marcas de e-commerce concorrentes. A credibilidade de uma reputação bem consolidada se torna um diferencial de marca que estimula a decisão de compra do consumidor.
Outro aspecto do blog que pode fazer toda diferença para a sua empresa, é a maneira como ele abre caminhos digitais para que mais pessoas cheguem até o seu e-commerce. A inserção das palavras-chave alinhadas às necessidades da sua persona, em cada publicação do blog, gera mais visibilidade para o conteúdo publicado, possibilitando que ele apareça nos resultados de buscas do Google, feitas por potenciais compradores, que serão conduzidos para o seu site. Além do seu público-alvo já bem estabelecido, a acessibilidade até o conteúdo publicado no blog e consequentemente até o e-commerce, pode revelar outros públicos de consumidores com potencial de se tornar clientes.
Mas como colocar teoria em prática?
Para começar, é importante ter em mente um plano com objetivos bem embasados nas suas estratégias de Marketing, no que diz respeito à estrutura digital e ao conteúdo. Por exemplo, para que uma publicação do blog conduza o tráfego até a loja virtual do seu e-commerce, é preciso que os dois (blog e loja online) estejam estruturados na mesma hospedagem e preferencialmente, compartilhem o mesmo domínio, ou seja, o ideal é manter o blog em um diretório da sua loja virtual: “lojavirtual.com.br/blog”. Outra dica de ouro é conhecer profundamente a persona da sua empresa, de modo que seja possível criar conteúdos otimizados para o google pensados neste perfil. E claro, sempre dentro dos critérios de ranqueamento de pesquisas, o famoso SEO.
Redes sociais
E por último e mais importante, é fundamental incluir o conteúdo do blog no calendário de publicações das redes sociais da marca: Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, principalmente. Elas são uma parte central do Marketing Digital devido à quantidade de pessoas que conseguem alcançar, de forma que podem contribuir muito para que o blog tenha mais acessos e com isso, haja uma amplificação da base de dados. O ideal é sempre disponibilizar botões e ferramentas de compartilhamento no blog com direcionamento para as mídias sociais, assim como, o link da publicação do blog na legenda do post (Facebook, LinkedIn, Twitter), no story ou destaque (Instagram). O e-commerce, como um todo, tem estreitado muito sua relação com as redes sociais, que não acaba aqui.
Social Commerce
Social Commerce é como se chama o conjunto de processos de venda que ocorrem dentro das redes sociais. Sabe quando você entra no perfil de Instagram de uma marca e vê anúncios com produto e preço na imagem do post? Com o clique no preço do produto anunciado é possível comprá-lo sem a necessidade de um link ou site externo. Isso é Social Commerce. Com essa alternativa, todas as etapas do funil de vendas podem acontecer na rede social. O usuário é exposto à divulgação de um serviço/produto, se interessa e pode decidir comprá-lo ali imediatamente e em tempo real. Além de otimizar a Jornada de Compra, essa tecnologia também gera conversão e engajamento de uma maneira mais prática e rápida, além de aumentar o número de vendas com o uso de smartphones.
Nesta “altura”, pode surgir a pergunta “Mas então, por que não usar apenas as redes sociais para levar o consumidor até a loja virtual?” Ou “Por que não usar exclusivamente as redes sociais, incluindo a loja online?”
Sobre o Social Commerce é essencial ressaltar que se trata de uma ferramenta que deve ser usada de modo complementar, paralelamente às vendas da loja oficial do e-commerce, para proporcionar ao cliente uma experiência mais completa e cômoda, de acordo com suas necessidades e hábitos. Pode funcionar como uma estratégia para a expansão dos canais de venda do negócio, juntamente com o site principal de vendas ou contas nos marketplaces.
Resultado
Sobre o conteúdo do blog compartilhado nas redes sociais, pode-se concluir que o cruzamento das duas estratégias de Marketing de Conteúdo aumenta as chances de que o consumidor chegue à etapa final do funil de vendas. Quem segue a marca nas redes sociais e passa a ter acesso ao conteúdo mais longo e detalhado do blog, pode perceber a expertise da empresa como diferencial, enquanto as redes sociais são alimentadas com conteúdo que mostra a identidade verdadeira da marca, fortalecendo essa personalidade para os seus seguidores. Dessa forma, a rede de conteúdos integrados pode atrair muitos mais seguidores e gerar mais potenciais leads para a loja online. E aí, o que está faltando para a criação de um blog para o seu e-commerce? Motivos é que não são!
Fontes
Social commerce: benefícios das redes sociais para sua loja virtual (E-commerce Brasil)
Por que (e como) criar um blog para seu e-commerce (E-commerce Brasil)
O que a Content Trends 2018 revela sobre o Mercado Freelancer (Rock Content)
A importância do blog para e-commerce (Rock Content)