Copywriting é como chamamos o uso das palavras de modo estratégico para converter o público-alvo, por meio da persuasão e do encantamento.
Esse tipo de estratégia tem como principal objetivo convencer o leitor a realizar uma ação específica, idealizada pelo time de marketing da empresa, que o levará até o fundo do funil.
A copy, como instrumento do Marketing de Conteúdo, é um texto elaborado por um copywriter, com gatilhos capazes de atrair a atenção da “persona” da marca e gerar vendas.
Mas quem já viu Madman (2007-2015), a multipremiada série que mostra os tempos de ouro da publicidade nos Estados Unidos, provavelmente já se deparou com o termo e sabe que não se trata de algo novo.
Na verdade, o termo “Copywriter” surgiu em um contexto em que se fazia necessário distinguir o profissional publicitário que escrevia anúncios, do tradicional redator de notícias.
Ou seja, os copywriters eram os redatores publicitários das agências de propaganda americanas no final do século passado.
E você pode estar se perguntando, “então, o que mudou?”, e é essa diferença que será elucidada a seguir.
Copywriting antes e depois do Marketing Digital
Que a chegada da internet transformou o marketing, não é novidade, mas o Marketing Digital, por sua vez, acabou deslocando o termo Copywriting da publicidade, para o Inbound Marketing, com um conceito bastante diferente.
Enquanto a antiga copy, ou a redação publicitária, é voltada para vendas diretas, a nova copy do Marketing Digital abrange uma abordagem persuasiva, de atração e conversão de clientes.
As duas formas de usar as palavras para vender, podem ser complementares e devem estar sempre alinhadas quando juntas, em uma campanha de marketing.
Tanto a redação publicitária tradicional, como a copy do Inbound Marketing são importantes e podem até ser fundamentais para alcançar os objetivos de um planejamento de marketing, seja na mesma ocasião ou em ocasiões diferentes.
Por aqui, vamos continuar nos aprofundando na copy atualizada pelo Marketing Digital, como estratégia do Marketing de Conteúdo!
Vantagens do Copywriting como estratégia do Marketing de Conteúdo
Uma das principais características da “copy” é o CTA (call to action), já que seu objetivo está sempre associado a alguma instrução que o leitor deve seguir para ser convertido.
Com a elaboração de um conteúdo de valor para seu público-alvo, o copywriter conquista a atenção e o tempo da persona da empresa, posicionando a marca como a solução ideal para suas necessidades e referência em informação, enquanto instiga para a ação.
Além de educar sobre um produto ou serviço, o Copywriting bem desenvolvido, insere o leitor dentro da narrativa de modo leve e natural, sem interferências abruptas com propaganda, mas ao contrário, provocando seu interesse com a escolha certa de palavras.
Quando essa estratégia é colocada em prática com sucesso, é possível construir uma relação de longo prazo com o cliente; aumentar a rede de clientes e potenciais clientes; tornar a empresa referência de mercado e consequentemente, fortalecer a imagem da marca, atraindo novos potenciais clientes.
O segredo para atingir esse sucesso é conhecer profundamente o público-alvo, de forma a disponibilizar para ele, conteúdo de qualidade em cada etapa do funil de vendas, assegurando que eles cheguem ao fundo e fechem a compra.
“Escrevo bem, já posso elaborar minha estratégia de Copywriting?”
Infelizmente, mandar bem no português e saber estruturar ideias num bom texto, não são o suficiente para desenvolver uma “copy” de sucesso para os seus objetivos de marketing.
Conheça alguns elementos que não podem faltar na sua “copy”:
Pesquisa
Para ser referência de mercado, e fornecer informação de valor e qualidade para a “persona”, é necessário muita pesquisa e fontes seguras de dados.
Objetivo
Defina um objetivo e planeje as etapas do percurso da “persona” da empresa, dentro do funil de vendas. Você pode fazer uso de um calendário editorial para isso, por exemplo.
Exclusividade
Impossível se destacar publicando mais do mesmo. Invista em conteúdos inéditos e em abordagens criativas.
Otimização
A Otimização para Mecanismos de Busca (SEO), faz toda diferença para um bom ranqueamento do conteúdo da marca, ou seja, para que ele apareça entre os primeiros nas pesquisas do Google ou em outro buscador.
Análise
Acompanhar as métricas das publicações é uma ótima maneira de tirar insights, perceber oportunidades e aprimorar táticas do plano de marketing.
Storytelling: a arte de contar histórias
Uma das técnicas de Copywriting mais conhecidas e exaltadas, atualmente, é o Storytelling.
Através de uma história, é transmitida a mensagem, de modo leve e ao mesmo tempo convincente, engajando a audiência, que consegue se sensibilizar e se identificar com a marca.
Ao conquistar uma imagem mais humanizada e se aproximar de seu público-alvo, a empresa não só recebe mais potenciais clientes no seu funil de vendas, como também cria uma conexão mais forte com sua audiência.
Além disso, histórias sempre trazem emoções, memórias, sensações e propósitos antigos, fazendo com que o público enxergue na marca, pessoas, seres humanos e não apenas uma empresa atrás de lucro a todo custo.
Contudo, às vezes, o que está faltando é um gatilho capaz de atrair a atenção do potencial cliente e conduzi-lo para o funil de vendas.
A seguir, listamos os principais gatilhos para montar sua estratégia de Copywriting!
8 gatilhos para dar um “Up” na sua copy
1 Urgência (uso de palavras e termos como “só hoje”, “agora”)
2 Conexão (a marca traz algum aspecto da “dor” do potencial cliente, se mostrando sensibilizada)
3 Transformação (título com novidade que pode mudar a vida)
4 Reciprocidade (conteúdo de valor em troca de relacionamento a longo prazo)
5 Aprovação Social (depoimentos e comentários de compradores que aprovaram o produto ou serviço)
6 Afeição ou Afinidade (conexão entre marca e potencial cliente por identificação)
7 Compromisso e Coerência (escrita clara e promessas de acordo com a realidade)
8 Escassez (dar a entender que é a última chance de o potencial cliente possuir algo, “pois está acabando”)
“Mas como colocar meu público-alvo em contato com todo o conteúdo de Copywriting que eu preparei?”
Pensando nisso, também separei algumas ferramentas de SEO para sua copy chegar até quem mais precisa: sua persona!
Confira!
Alternativas para otimizar seu conteúdo de Copywriting
Ferramentas de SEO | Pontos fortes |
CTA | Estrela do Copywriting |
Escaneabilidade | Acelera a leitura da publicação |
Experiência do usuário (UX) | Maior necessidade atualmente |
Palavra-chave | Une a marca aos potenciais clientes |
Link building | Conteúdo mais rico e completo |
Comece hoje mesmo, a utilizar as técnicas de Copywriting como estratégias de Inbound Marketing e alcance seus objetivos de Marketing Digital!
Fontes
O que é Copywriting: confira as principais técnicas e gatilhos para persuadir e vender com palavras (Rock Content)/
Calendário editorial: entenda como e por que a sua empresa deve criar um (Rock Content)