Acertar em todo o funil de vendas e perder o seu cliente depois da decisão de compra, quando ele não conseguir encontrar o método que deseja para pagar pelo produto que colocou no carrinho de compras, é uma experiência extremamente frustrante. Para o cliente nem tanto, porque ele logo encontrará uma loja online concorrente que possua o método de pagamento que atenda melhor as suas expectativas. Já para a empresa é um grande prejuízo, pois além de perder aquela venda, ela também pode perder todas as que esse mesmo cliente faria à longo prazo, se ele ficar satisfeito com sua compra no concorrente e não sentir mais a necessidade de retornar à loja online da primeira empresa.
Para proporcionar o método de pagamento que a persona da marca espera encontrar quando for efetuar a transação dentro da loja virtual, é essencial conhecer profundamente não só as preferências dela, como também as vantagens e desvantagens de cada forma de pagamento, para ela, e para o negócio. Dessa forma, é possível chamar a atenção do consumidor no site, para a opção mais vantajosa para a empresa, de modo visual ou com algum benefício, e estruturar o sistema do e-commerce para oferecer, sem maiores prejuízos aos objetivos de marketing, outros métodos de pagamento online menos convenientes para o negócio. Então, afinal de contas, é mais vantajoso o pagamento por cartão de crédito ou boleto?
Cartão de crédito
O mundo de possibilidades que o cartão de crédito oferece continua seduzindo cada vez mais brasileiros. Uma pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) revelou que apenas no primeiro trimestre de 2021, aumentou em 12,8% o número de pessoas que fizeram um cartão de crédito, no Brasil. Além do parcelamento, um outro grande benefício para o consumidor, é a segurança, pois caso o produto não chegue até ele, é possível cancelar a cobrança da fatura ou estornar o valor na próxima fatura com o banco ou com a administradora do cartão.
Já a empresa, apesar de não receber estorno do pagamento irregular, em caso de cartão clonado, por exemplo, se beneficia com a redução da inadimplência. Se o pagamento da parcela não é efetivado, o débito fica com a administradora do cartão e não com a empresa. Outro ganho para a empresa com o pagamento por cartão de crédito, é poder levar em conta no planejamento de marketing e no balanço financeiro mensal, a estimativa da receita, o que permite ter um controle maior sobre os lucros do negócio. Em contrapartida, é inevitável considerar as altas taxas a serem pagas pelas empresas às operadoras de cartão, geralmente, muito mais elevadas do que o custo dos boletos.
Boleto bancário
O boleto bancário é um método de pagamento que não pode faltar na loja online de nenhum e-commerce. Além de popular, ele também é acessível para todos os consumidores. De acordo com uma pesquisa do e-commerce Brasil, em parceria com o SEBRAE, 75% dos brasileiros paga as contas por boleto. Os motivos são muito simples: não é necessário ter conta, nem crédito em bancos; não são cobradas taxas a mais, e muitas vezes, as empresas ainda oferecem descontos para o consumidor que opta por esse método de pagamento à vista. Hoje, ainda é possível receber os boletos por e-mail ou SMS e pagá-los digitando o código de barras pelo aplicativo do banco no smartphone, sem sair de casa.
Apesar do dinheiro do boleto bancário acabar chegando mais rápido até o caixa da empresa, do que o dinheiro do cartão de crédito, esse método de pagamento também favorece a possibilidade de o cliente desistir da compra, já que o boleto pode ser emitido e o consumidor pagá-lo ou não. Ou seja, a geração de cada novo boleto não significa de fato, uma compra realizada efetivamente, o que precisa ser muito bem administrado para não acarretar em uma falta de controle nas transações financeiras, no caixa e no planejamento de marketing da empresa. Embora desde 2018, os boletos sejam mais seguros para as empresas porque são emitidos com o CPF do pagador, o valor e principalmente, a data limite de vencimento, ainda sim, a indeterminação do pagamento do boleto pode elevar as taxas de inadimplência.
Se você chegou até aqui, já deve ter concluído que tanto o cartão de crédito quanto o boleto bancário são métodos de pagamento indispensáveis para todo e-commerce. Contudo, se a loja online disponibilizar apenas essas opções de pagamento, o consumidor que desejar fazer a compra por transferência online, vai procurar outra empresa que forneça o meio de pagamento desejado, mesmo que o preço do concorrente seja superior. Portanto, aumentar o leque de métodos para cobrança atrai mais clientes e permite que mais vendas sejam finalizadas. São muitas as ferramentas que vêm sendo desenvolvidas para facilitar o pagamento online de produtos e serviços vendidos na internet. Para escolher quais ficarão disponíveis na loja virtual é importante conhecer a fundo a persona do seu negócio.
Ferramentas
Depois de levar em consideração as preferências do seu público-alvo, será possível analisar qual ferramenta online atende melhor a necessidade desse grupo. Entre elas, pode-se citar como algumas das principais: Paypal (3,60% é a taxa de transação além da tarifa fixa de R$ 00,60); PagSeguro (3,99% é a taxa de transação além da tarifa fixa de R$ 00,40); PicPay Pro (App gratuito com taxa fixa de transação de 1,99%); Mercado Pago (3,99% é a taxa de transação, sem taxas fixas), PayU (taxa fixa por transação é de R$ 00,40, além dos 3,49%) e Nuvem Pago (é isento de taxa por venda concluída).
Métodos de pagamento | Taxa de transação | Tarifa fixa |
Paypal | 3,60% | R$ 00,60 |
PagSeguro | 3,99% | R$ 00,40 |
PicPay Pro | 1,99% | R$ 00,00 |
Mercado Pago | 3,99% | R$ 00,00 |
PayU | 3,49% | R$ 00,40 |
Nuvem Pago | 00,00 | R$ 00,00 |
PIX
O pagamento por PIX alcançou em agosto desse ano (2022), 78% de aceitação entre os estabelecimentos brasileiros, se tornando a 2ª maior modalidade de pagamento em e-commerce do país, perdendo apenas para o cartão de crédito. Os dados revelados pelo Estudo de Pagamentos da consultoria Gmattos, ainda apontam para o potencial de alcançar os 92% até julho do ano que vem (2023). Apesar da necessidade de possuir uma conta corrente para fazer transações por PIX, o sucesso desse método entre os brasileiros se deve às semelhanças que possui com o boleto bancário: sem taxas extras, não é preciso ter crédito em bancos, é possível fazer toda a transação por celular e ainda com a vantagem de ser uma transferência imediata, o que proporciona mais segurança para a empresa, nesse modo de pagamento à vista!
Além de se apresentarem como tecnológicas por abrangerem muitas possibilidades de pagamento (PIX, boleto, débito e crédito), e de velocidade, as ferramentas digitais para cobrança também podem ser consideradas seguras, tanto para a empresa quanto para o consumidor, um aspecto importantíssimo na hora de selecionar os métodos de pagamento do seu e-commerce. Pesquise a fundo as vantagens e desvantagens de cada ferramenta para venda online e descubra quais, junto à dupla tradicional – cartão de crédito e boleto bancário, dão match com a persona da sua marca, porque não adianta nada conseguir um bom preço com o fornecedor, proporcionar produto/serviço de qualidade e não concluir a etapa de conversão do público-alvo!
Fontes
Confira quais são os tipos de pagamento online e as melhores ferramentas disponíveis (Rock Content)
Gestão de Cobrança: Cartão ou Boleto. Qual é o melhor? (Sempre Tecnologia)
Cartão de crédito ou boleto? Qual a forma de pagamento mais segura (R7)
Pix é a 2ª maior modalidade de pagamentos no e-commerce, aponta levantamento (CNN)